Notícias
Alerta do Janeiro Branco para cuidados com a saúde mental
A campanha do Janeiro Branco está completando 10 anos. A ideia é aproveitar o início do ano quando somos convidados a fazer reflexões e balanços da vida, para dá uma atenção especial a saúde emocional e mental.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS): “Saúde mental refere-se a um estado de bem-estar em que o indivíduo percebe suas próprias habilidades, pode lidar com as tensões normais da vida, pode trabalhar de forma produtiva e frutífera e é capaz dar uma contribuição para sua comunidade.”
A saúde mental envolve o funcionamento do cérebro, uma vez que seu funcionamento influencia em nossa maneira de agir, pensar e sentir. Ela também envolve os pensamentos de qualidade, funções cognitivas e o estado da química cerebral. Pensamentos negativos, ansiosos e inseguros, podem indicar que a saúde mental não vai bem.
Pessoas que são mentalmente saudáveis têm autoconhecimento e sabem de seus potenciais e vulnerabilidades e sabem administrar as demandas cotidianas (boas e ruins), além de saberem reconhecer quando precisam de ajuda e solicitá-la assim que necessário.
Embora sejam muito parecidas e estejam relacionadas, enquanto a saúde mental está relacionada a esses pensamentos, a saúde emocional se relaciona às emoções. Caso ocorra um fato inesperado, a pessoa que tem equilíbrio emocional sabe como conviver com isso, sem que afete demais sua vida cotidiana, pois sabe que eles não duram para sempre.
O desequilíbrio da saúde emocional é mais fácil de ser percebido, uma vez que expressamos os sentimentos como tristeza, angústia, entre outros. Por estar mais relacionada ao funcionamento da mente, problemas de saúde mental são mais difíceis de serem identificados. Fonte: D’OR Consultoria.