Notícias

Categoria

Com a PE-050 interditada, empresa de ônibus suspende parte do trajeto

05/04/2024 Minutos de leitura
Trecho da PE-050 interditado

Em função da necessidade de interdição da PE-050, ontem (04), pelo Departamento de Estradas e Rodagens (DER-PE), na altura da Ponte do Cumbe, a Rodoviária Borborema precisou interromper a linha regular que leva passageiros de Vitória de Santo Antão até Limoeiro. As viagens estão ocorrendo somente no trecho de Vitória até Feira Nova. A informação foi oficializada hoje (05) pela permissionária junto a Empresa Pernambucana de Transportes Coletivo Intermunicipal (EPTI).

Técnicos da Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento de Pernambuco (SRHS-PE) fizeram a abertura, em 70 centímetros, de uma das comportas da barragem de Lagoa do Carro, mais comumente conhecida como Barragem de Carpina. A intervenção será mantida e monitorada até que sejam liberadas vazões na ordem de 32 metros cúbicos d’água por segundo, a fim de que o volume do reservatório atinja a cota de 108,8 metros – conforme protocolo para Operações de Sistemas de Controle de Cheias das Bacias Hidrográficas dos rios Capibaribe e Una, estabelecido pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). A ação deverá reduzir o volume do reservatório de forma gradual, sem que haja impacto significativo nos níveis do Rio Capibaribe.

A interdição da PE-050 foi necessário até que seja atingida a cota de segurança de acumulação da barragem, de modo que o fluxo na ponte não traga riscos a pedestres e motoristas. Na manhã de hoje (05), a água cobriu toda ponte e só era possível passar a pé. Apesar do grande volume de água, o DER confirma que a ponte não sofreu danos. A operação é coordenada pela SRHS-PE, por meio de sua Gerência de Segurança de Barragens, com apoio da Apac, Compesa e DER.