Notícias
Viagem segura só em transporte de passageiros regularizado
Prevenir sinistros de trânsito e curtir as festas juninas com segurança e tranquilidade. É a garantia que você tem se viajar apenas em veículos do transporte intermunicipal de passageiros regularizado. Esta é uma decisão importante para sua segurança e, para que isso ocorra, conte com os serviços da Empresa Pernambucana de Transporte Coletivo Intermunicipal (EPTI).
Neste São João você pode ir para o interior nos ônibus do subsistema estrutural (regular), que o passageiro pega nos terminais rodoviários. Também existe o subsistema complementar, como o próprio nome diz, completa o atendimento aos usuários. Normalmente no complementar são usados micro-ônibus e vans para cidades onde os grandes ônibus não chegam.
Além dessas duas modalidades, o sistema de transporte coletivo intermunicipal tem ainda serviços especiais de fretamento. Neste tipo, as viagens são contratadas por aluguel ou fretamento. Atende o transporte turístico, social, de estudantes (menos o escolar dentro dos municípios, que tem legislação própria) e doentes para tratamento fora do seu domicílio (TFD). Sempre que os deslocamentos acontecerem entre cidades pernambucanas, os veículos precisam estar regularizados na EPTI.
Não contrate fretamento de turismo sem está em dia com a legislação. Além de apresentar toda documentação legal da empresa, da cooperativa ou do Microempreendedor Individual (MEI) que deseja atuar como fretador, para conseguir o Certificado de Registro Cadastral (CRC), tem que apresentar, de cada motorista, a certidão de antecedentes criminais e o certificado de conclusão do curso para transportar passageiros feito no Sest/Senat.
Outro item de segurança é a autorização de tráfego que cada veículo de transporte de passageiro deve ter. Para obter este documento, o fretador terá que comprovar que contratou seguro de vida para todos os ocupantes. Também precisa apresentar um laudo assinado por engenheiro mecânico com registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-PE) confirmando as condições do veículo para circular.
Para completar, os veículos passam por vistoria onde são verificados 23 itens de segurança como pneus, iluminação e todo sistema de sinalização. A vistoria é renovada com intervalos de 6 meses a 1 ano, de acordo com a idade da frota. Se tudo estiver certo, será emitida a licença de viagem, que deve ser renovada mensalmente.
Medidas de segurança não devem ser consideradas custos, mas investimentos para que a atividade econômioca transporte de passageiros, prospere em boas condições.