Notícias

Categoria

A importância da comunicação não violenta

15/08/2024 Minutos de leitura
Colaboradores da EPTI assistindo a uma palestra no auditório da empresa

Como agir preventivamente e de forma consciente para que sua comunicação contribua para seu desenvolvimento pessoal e para o bem das suas relações no trabalho e na sociedade. Esta foi a síntese da palestra sobre comunicação não violenta, preferida nesta quarta-feira (14), na EPTI, por Karla Júlia Marcelino, vice presidente da Associação Brasileira de Ouvidores. O evento faz parte do processo de implantação do Programa de Integridade da EPTI.

“O mecanismo de defesa leva você a reagir diante de uma ameaça. A tendência é enfrentar quem me culpa independentemente da realidade dos fatos. Temos que ter consciência deste processo e evitar agir sem competência comportamental”, destacou Karla Júlia. A palestrante recordou que de cada 10 pessoas contratadas, 9 são dispensadas em poucos anos por falta de habilidades comportamentais.

Depois de lembrar que a comunicação por ser verbal, não verbal, escrita e visual, Karla Júlia ressaltou que devemos observar que nosso corpo fala expressando nossos sentimentos e que devemos controlar as emoções para uma boa comunicação mais racional. “Nas organizações não tem mais espaço para o eu equipe, tem que ser nós equipe”, concluiu.

Após a palestra, a Comissão do Programa de Integridade fez uma dinâmica com os colaboradores para identificar os 5 pilares fundamentais da cultura de integridade: Honestidade, transparência, respeito, dignidade, exemplaridade.